Principal Histórias Eventos Fotos Contato Arte Bandeira Turismo

A cidade de São Simão

A cidade de São Simão SP está localizada a 254 Km da cidade de São Paulo em linha reta, entre as coordenadas geográficas 21o , 28`, 47`` de latitude e 47o , 33`, 25`` de longitude. O ponto mais alto está na zona rural, no alto da serra de São Simão a mais de 1000 metros acima do nível do mar. A população vive no vale onde está a cidade, no nível aproximado de 610 metros acima do mar ( variando conforme o bairro ).

Mapa indicando localização cidade de São Simão/SP

São Simão é formada por seus prédios mais antigos ( região entre igreja matriz e rodoviária ) que formam o chamado "centro da cidade" e pelos bairros:

a Noroeste: Jardim das Américas, Bento Quirino, Jardim Brasil, Parque dos Ferroviários, Jardim Cláudia Prado e Vila Industrial

a Sudeste: Vila Monteiro e "Cava do Bosque"

a Sudoeste: Conjunto Evangelina Geraigire, Jardim João Furtado e Jardim da Saúde.

Até o início do século XX a maior parte da população vivia na zona rural que chegou a ter cerca de 35 mil pessoas. Hoje, como acontece em todo o país, a maior parte dos habitantes vive na zona urbana ( cerca de 14.000 ) sendo a zona rural inexpressiva em número de pessoas. A região que mais cresceu em população, nos últimos anos, foi a sudoeste da cidade.

Forum

A comarca de São Simão nasceu pela lei provincial número 63 de 15 de fevereiro de 1877. O primeiro juiz que aqui chegou para tomar posse foi o Dr. Hyppolito de Camargo.

Nossa comarca abrangia as cidades de Ribeirão Preto, Serra Azul, Santa Rosa de Viterbo e Jatahy ( hoje Luiz Antônio ). De todas estas cidades, a única que ainda faz parte da comarca de São Simão é a cidade de Luiz Antônio SP.

Antes do Poder Judiciário ter sua sede, esta última funcionou precariamente em diversos locais. No final do século XIX os júris eram feitos dentro da igreja que também abrigava a Câmara de Vereadores. Quando a igreja ameaçou a ruir, o Fórum funcionou em uma residência. Aliás, bem fez o juiz retirando o fórum da igreja, porque ela realmente caiu. Em 1897 as audiências passaram a ser feitas em uma fazenda, depois voltou para a Câmara ( que já estava funcionando em outro prédio ), em seguida para uma casa e, daí em diante, passou a funcionar no primeiro andar do presídio ( vide foto abaixo ). Para entrar no fórum passava-se na frente das celas eis que a porta lateral que dá acesso às escadas não existia.

Somente em 5/12/1959 foi inaugurado o atual prédio. Em 1998 foi feita uma ampliação, sem alterar a estrutura do edifício original, onde erigiu-se uma construção nos fundos para dar lugar ao Cartório Eleitoral, sala da OAB, o arquivo (pois o antigo estava ocupando quase toda a sala do Tribunal do Júri ) e uma garagem mais ampla para os automóveis dos funcionários, juiz e promotor.

Delegacia

No andar superior deste antigo prédio funciona a Delegacia de Polícia. No inferior atualmente - funciona o presídio feminino da região.

Da mesma maneira que ocorreu com o Fórum, a cadeia pública de São Simão funcionou bem precariamente em alguns lugares da cidade ( quando não estava interditada ). O prédio da foto sofreu diversas reformas e alteração em sua estrutura. A última grande alteração foi em 1973 modificando na escadaria que leva ao piso superior ( onde já funcionou a Câmara e o Fórum ) com o resguardo das celas já que antigamente para se subir ao primeiro andar, passava-se por elas.

Igreja Matriz

Construída no final do século XIX, quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, está situada sobre uma pedreira. A construção terminou em 1891 e foi inaugurada no ano seguinte.

Ao contrário do que coloquialmente é dito na cidade, a igreja da foto acima não foi construída com mão de obra escrava já que quando da contratação da empreiteira, a escravidão já havia acabado sendo que o movimento republicano na cidade era extremamente forte e não permitiria a infringência da lei áurea, lei esta que apesar de ter sido feita durante o império também era bandeira dos republicanos. Tal templo substituiu um antigo que ruiu e que ficava próximo a atual Câmara Municipal.

O prédio sofreu apenas uma alteração, alteração esta que aumentou o tamanho de sua torre no ano de 1.954. Quanto aos sinos originais, havia dois sendo que o maior apresentou uma rachadura e por isso foi feito uma substituição em 1963 por três novos sinos.

Em 1.999 foi levada a efeito uma reforma que abrangeu a pintura do prédio, troca de todo o piso e algumas restaurações de obras sacras.

Cruzeiro

Construído em cimento armado, a pedra fundamental do cruzeiro de 40 metros de altura foi lançada no dia 28 de outubro de 1.974 por ocasião da passagem do aniversário da cidade sendo que no mesmo dia os católicos fizeram rezar uma missa campal no lugar.

O cruzeiro - como é chamado desde que a primeira cruz de madeira fora colocada às 15:00 horas do dia 28 de julho de 1.957 ( veja história ) - é parte integrante da paisagem de São Simão além de ser ponto de turismo e passeio eis que daquele lugar pode-se avistar todo o vale e a região onde está situada a cidade. Ainda que o cruzeiro não fique no ponto mais alto da serra, a vista dali é belíssima sendo que durante a noite a cruz é iluminada por holofotes dando a idéia de que ele está pairando no ar.

Para se chegar ao local, existe estrada totalmente asfaltada sendo que ao lado, o viajante poderá observar as estações da via sacra.

Anualmente, durante a semana santa, é feita procissão percorrendo as 14 estações onde os fiéis sobem a montanha.

Prefeitura

Durante todo o império e começo do período republicano, o intendente, como era chamado o prefeito, era escolhido pela Câmara variando a forma de escolha de acordo com a constituição em vigor. Ora era o presidente da Câmara quem tinha funções executivas, ora era a própria Câmara quem escolhia ou destituía a seu bel prazer o "intendente" ( prefeito ). Portanto a história do Poder Executivo antes da Constituição de 1.946 é a história da Câmara Municipal.

O prédio atual da prefeitura na história recente em que o Poder Executivo passou a ser totalmente independente, foi sempre o que se vê na foto. Aliás a Câmara também funcionou nele já que as repartições internas não eram as mesmas de hoje. Externamente o prédio é mais ou menos o mesmo da época em que fora construído. Por dentro foi ampliado sucessivas vezes de tal forma a construção ter adentrado paulatinamente no que é hoje o pátio.

Voltar à Página inicial

1/3

Avançar

Apoio

Tennet Serviços de Internet Fundação Cultural Simonense  -  (Museu Alaur da  Matta)