Principal Histórias Eventos Fotos Contato Arte Bandeira Turismo

Movimento Republicano

Em 18/04/1873 foi feita uma convenção, na cidade de Itu para tratar da implantação da república no Brasil. A convenção foi feita naquela cidade e não em outra pois na mesma época haveria os festejos de inauguração da estrada de ferro "Ituana".

Enquanto os republicanos escolhiam uma cidade para fazer sua convenção, em São Simão as coisas descambaram para a ação! O Partido Republicano foi instalado em São Simão no dia 06 de fevereiro de 1.885 com a presença de Rodolpho Nogueira da Rocha Miranda ( fazendeiro e republicano convicto ), Francisco Glicério e outros. O Partido funcionou na cidade sem qualquer problema já que a monarquia permitia a sua existência e livre expressão.

Tão logo instalado, começou a trabalhar para derrubar o regime. O vereador Manoel Dias do Prado no dia 31 de janeiro de 1.888 apresentou na sessão da Câmara uma indicação para que o artigo 4o da Constituição do Império fosse revogado, ou seja, acabando com a dinastia de Pedro I. Depois de acalorados debates conseguiram sem consenso aprovar a indicação. Os monarquistas tentaram de todas as formas revogar a indicação contrária aos interesses monárquicos, todavia não o conseguiram.

Quando o Barão de Cotegipe soube do acontecido disse, com base nas normas da época que era tal "procedimento irregular e criminoso... exprime a exorbitância de suas atribuições e a subversão dos princípios constitucionais e, assim sendo, recomendou a suspensão do funcionamento da Câmara de São Simão. Rodrigues Alves ( administrador da província ) suspendeu-a seus integrantes chamando para assumir as vagas, os integrantes da legislatura anterior.

Sabe-se que tudo isto foi arquitetado fora da Câmara Municipal por Rodolpho Miranda e Quintino Bocayuva com aprovação dos republicanos paulistas. Tendo sido previamente analisado ( prós e contras ), o vereador Manoel Dias do Prado apresentou a indicação que gerou toda a polêmica.

Os vereadores suspensos impetraram ação no Judiciário. Este que, ao contrário do que dizem, mesmo no império tinha independência julgou com imparcialidade reintegrando os vereadores no cargo cinco meses depois. Tal atitude da Câmara de São Simão e a decisão judicial caiu como uma bomba no paço imperial.

Seguindo a decisão da Câmara de São Simão em 31/01/1888 outras cidades decidiram fazer o mesmo: São João da Boa Vista em 06/02/1888; Itatiba e Itu em 15/02/1888; Campinas em 26/02/1888; S. José do Rio Pardo em 11/08/1889; etc.

A república foi implantada em novembro de 1.889. Bem ou mal a cidade de São Simão foi a primeira no país a partir para a ação defendendo os ideais que entendia serem corretos.

Fonte:
 

1/1

Voltar à Página inicial

Apoio

Tennet Serviços de Internet Fundação Cultural Simonense  -  (Museu Alaur da  Matta)